Favelas


Todos sabemos lo que son las favelas. Está tan extendido el término que no hace falta apuntar que son esas construcciones irregulares que hay mezcladas con la vegetación en las laderas de las colinas.

Aunque las personas que viven en ellas son de clase baja, la localización de éstas no supone una distinción de los barrios ricos y los pobres porque podemos encontrarlas en los barrios de clase media y alta también, muy próximas, separadas por muy pocos metros.
Río tiene alrededor de 1.000 favelas.

Algunas de las más conocidas son:


- Norte: Complexo do Alemão y Complexo da Maré
 

- Sur: Rocinha, Pavão-Pavãozinho, Vidigal y Dona Marta
 

- Oeste: Cidade de Deus, Fazenda Coqueiro, Nova Cidade (estas dos últimas las más grandes)


Hay muchas favelas tranquilas donde vive gente humilde y aunque con precauciones, se pueden visitar. La experiencia merece la pena porque la gente es amable. La que más invita a ello es Santa Marta. Ahí grabó Michael Jackson su vídeo They don't care about us (hay una plaza con su estatua) y también sirvió para rodar algunas escenas de Hulk 2. 

Dispones de un funicular gratuito para subir a lo más alto y poder ir bajando hasta la plaza Cantão.



Este colorido es producto del proyecto Favela Painting http://www.favelapainting.com/, una iniciativa de los artistas Haas&Haan que empezó en 2005.

"The Favela Painting Project creates striking artworks in Rio de Janeiro, collaborating with local people to use art as a tool to inspire, create beauty, combat prejudice and attract attention."


El proyecto Favela Painting crea obras de arte en las favelas de Río de Janeiro, en colaboración con la población local para utilizar el arte como una herramienta para inspirar, crear belleza, combatir los prejuicios y llamar la atención.

Mi consejo es que, a pesar de las vistas que puedas tener de la ciudad y las fotos que puedas tomar sean impresionantes, las favelas es mejor no pisarlas y contemplarlas desde lejos. Algunas son muy peligrosas y están controladas por las bandas de narcotraficantes. Además yo tengo pinta de guiri e incluso me hablan en inglés en mi ciudad y a pesar de que en Brasil la población es muy variada, es mejor no arriegarse, como poco a un atraco.



CCEAD PUC-Rio


A Coordenação Central de Educação a Distância está estruturada como órgão subordinado à Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, tendo como principais objetivos:

- Desenvolver programas, projetos e cursos de Educação a Distância em todas as fases do processo, a partir do planejamento e desenvolvimento – especificação de conteúdo, design didático, design de interface, programação, implementação, gestão, monitoramento – até a avaliação.

- Cooperar com os Departamentos, no intuito de manter e desenvolver a excelência acadêmica.

- Criar oportunidades para o crescimento da Educação a Distância.

- Acompanhar e dar apoio tecnológico e pedagógico aos cursos a distância.

- Promover projetos de pesquisa a partir de novos modelos pedagógicos, recursos e tecnologias para a EAD.


Ressalta-se ainda, que a CCEAD conta com uma equipe multidisciplinar a fim de garantir padrões de excelência – científica, didática, gráfica e textual – que estejam em conformidade com os paradigmas da PUC-Rio.

 

Departamento de Educação

O Departamento de Educação da PUC-Rio tem realizado projetos relacionados à capacitação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio e, desde 1996 até a presente data, realiza cursos de especialização que podem ser considerados a base mais atual em termos de formação continuada de  docentes e gestores usando a modalidade a distância.

Desde as experiências do antigo ensino por correspondência até os dias de hoje, quando seus cursos já usavam a telemática, podemos observar um número substantivo de realizações em EAD.

Desse modo, o objetivo deste departamento é a busca de mais uma via de diálogo social, intelectual e cultural – em termos nacionais e integrando regiões que, no sistema convencional, ficariam restritas e relativamente isoladas no seu contexto.

 

Educação a Distância

A Educação a Distância caracteriza-se como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. (Decreto nº 5.622, de 19/12/2005)

Essa modalidade tem características específicas, entre as quais se destacam:

- Separação de espaço e de tempo entre professor e aluno

- Flexibilidade de horário e local

- Autonomiado aluno no processo de aprendizagem

- Comunicação entre os participantes (aluno, professores, mediadores pedagógicos
e coordenadores)

- Utilização de recursos tecnológicos como mediadores da aprendizagem.

No caso do Curso de Especialização - Tecnologias em Educação, deve-se acrescentar ainda como requisitos imprescindíveis, a importância do emprego de um design didático que atenda aos objetivos pedagógicos ligado às correntes que pensam o aluno como agente na construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada a este público.