CCEAD PUC-Rio


A Coordenação Central de Educação a Distância está estruturada como órgão subordinado à Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos da PUC-Rio, tendo como principais objetivos:

- Desenvolver programas, projetos e cursos de Educação a Distância em todas as fases do processo, a partir do planejamento e desenvolvimento – especificação de conteúdo, design didático, design de interface, programação, implementação, gestão, monitoramento – até a avaliação.

- Cooperar com os Departamentos, no intuito de manter e desenvolver a excelência acadêmica.

- Criar oportunidades para o crescimento da Educação a Distância.

- Acompanhar e dar apoio tecnológico e pedagógico aos cursos a distância.

- Promover projetos de pesquisa a partir de novos modelos pedagógicos, recursos e tecnologias para a EAD.


Ressalta-se ainda, que a CCEAD conta com uma equipe multidisciplinar a fim de garantir padrões de excelência – científica, didática, gráfica e textual – que estejam em conformidade com os paradigmas da PUC-Rio.

 

Departamento de Educação

O Departamento de Educação da PUC-Rio tem realizado projetos relacionados à capacitação de profissionais do Ensino Fundamental e Médio e, desde 1996 até a presente data, realiza cursos de especialização que podem ser considerados a base mais atual em termos de formação continuada de  docentes e gestores usando a modalidade a distância.

Desde as experiências do antigo ensino por correspondência até os dias de hoje, quando seus cursos já usavam a telemática, podemos observar um número substantivo de realizações em EAD.

Desse modo, o objetivo deste departamento é a busca de mais uma via de diálogo social, intelectual e cultural – em termos nacionais e integrando regiões que, no sistema convencional, ficariam restritas e relativamente isoladas no seu contexto.

 

Educação a Distância

A Educação a Distância caracteriza-se como uma “modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos”. (Decreto nº 5.622, de 19/12/2005)

Essa modalidade tem características específicas, entre as quais se destacam:

- Separação de espaço e de tempo entre professor e aluno

- Flexibilidade de horário e local

- Autonomiado aluno no processo de aprendizagem

- Comunicação entre os participantes (aluno, professores, mediadores pedagógicos
e coordenadores)

- Utilização de recursos tecnológicos como mediadores da aprendizagem.

No caso do Curso de Especialização - Tecnologias em Educação, deve-se acrescentar ainda como requisitos imprescindíveis, a importância do emprego de um design didático que atenda aos objetivos pedagógicos ligado às correntes que pensam o aluno como agente na construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma linguagem apropriada a este público.