Metodologia
O processo ensino-aprendizagem é mediado por diferentes materiais educacionais e está estruturado como uma relação multidirecional, utilizando-se procedimentos pedagógicos destinados a possibilitar o ato educativo.
Em cada unidade federativa haverá um pólo, localizado em um Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) ou em um NTM .
Esses pólos têm como finalidade ser uma referência imediata, reunindo a bibliografia e os materiais educacionais – em diferentes mídias – indicados para o desenvolvimento do curso.
Cabe ao Coordenador Proinfo de sua região organizar junto às Secretarias de Educação os momentos presenciais e centralizar a comunicação entre os alunos e a Coordenação do Curso.
O curso possui uma dinâmica de relações professor/aluno e aluno/aluno, presencial e a distância, e contempla diversas atividades, tais como: seminários, estudo de disciplinas, fórum de discussão no Ambiente Colaborativo na Internet, avaliação e revisão da aprendizagem.
Descrição dos Momentos Presenciais
Os momentos presenciais têm como finalidade principal propiciar o contato direto entre os participantes do curso.São eles:
Abertura Solene e Seminário Introdutório: Destina-se à apresentação do curso, à distribuição de material didático, à orientação individual ou do grupo e à capacitação no ambiente e-ProInfo. Serão realizados regionalmente, nos pólos, em cada estado.
Apresentação do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) O TCC será desenvolvido pelos alunos ao longo do curso e a distância de forma individual. Sua apresentação acontecerá nos pólos definidos pelas Secretarias de Educação em data a ser acordada. Essa apresentação será avaliada pelos professores
das disciplinas, orientadores e mediadores pedagógicos visando à conclusão desta etapa do curso.
Descrição dos Momentos a Distância
Seminários a Distância: É uma atividade a distância que busca a apropriação do conteúdo específico, por parte dos alunos, com auxílio dos materiais didáticos especificamente preparados para essa especialização.
Estes, por sua vez, estão à sua disposição na WEB, no ambiente de aprendizagem e-ProInfo além de estarem disponibilizados em outros suportes como material impresso ou CD-ROM.
Seminários a Distância: Buscam ampliar o debate por meio da participação de diferentes olhares integrando a cultura e as artes no contexto educacional.
Oficinas Temáticas Virtuais: Envolvem o uso das diferentes mídias e tecnologias de forma integrada à educação, visando à compreensão de suas implicações no processo de ensino e aprendizagem.
Oficinas Pedagógicas Assistidas: Têm o objetivo de propiciar oportunidades no que diz respeito ao desenvolvimento de práticas pedagógicas com uso integrado das tecnologias, em seu contexto de trabalho. Dessa forma, pretendem ser um espaço de interaprendizagem, mediante discussão e aprofundamento de determinados temas, sempre orientados pelo mediador pedagógico.
Orientação de Projeto e Trabalho de Conclusão de Curso: A construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) se dará após a realização das disciplinas ao final do terceiro eixo do curso, podendo, no entato, ser iniciada antes. O acompanhamento do TCC será realizado por um orientador de forma assistida e a distância.