La familia más cercana


Vocabulário básico de la familia más cercana:



avô - abuelo / avó - abuela

pai - padre / mãe - madre

filho - hijo filha - hijao 

menino - niño / menina - niña

irmão -  hermano / irmã - hermana

tio - tío / tia - tía 

sobrinho - sobrino / sobrinha - sobrina

primo - primo / prima - prima

filho único - hijo único

marido - marido / mulher - mujer

namorado - novio / namorada - novia 

casado - casado / casada - casada

solteiro - soltero solteira - soltera 

Recursos que poderão ser utilizados


Ambiente Colaborativo de Aprendizagem

Permite o acesso aos conteúdos do curso, bem como a uma série de serviços, entre eles, biblioteca, fóruns e todos aqueles que tornam o processo de aprendizagem mais amplo, dinâmico e eficiente.

Esse Ambiente também possibilita, ao aluno, a comunicação e o relacionamento acadêmico com os mediadores e com os demais colegas por meio da Internet.


Material Impresso

Os conteúdos estarão disponíveis para impressão no Ambiente Colaborativo de Aprendizagem na Internet e-ProInfo.


Teleconferência

Na teleconferência o professor faz sua fala ao vivo, e os alunos recebem a imagem por uma televisão conectada a uma antena parabólica sintonizada em um canal predeterminado ou pelo site da CCEAD PUC-Rio em horários agendados.






O Ambiente e-ProInfo


O e-ProInfo é um Ambiente Colaborativo de Aprendizagem a Distância baseado na web, que foi desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância – SEED – do Ministério da Educação em parceria com renomadas instituições de ensino.

A tecnologia de Internet utilizada nele permite a produção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos.

O acesso aos conteúdos, informações e atividades do Curso de Especialização – Tecnologias em Educação é feito no próprio ambiente e-ProInfo.

Vale ressaltar que no Ambiente também existe um conjunto de recursos disponíveis para apoio às atividades:

  • e-Messagens: possibilita a conversa entre os participantes do curso em tempo real.

  • Notícias: espaço para exposição de recados e comunicados divulgados pelos coordenadores e mediadores para todos os participantes do curso.

  • Novidades: informa as alterações e/ou novidades mais recentes ocorridas no curso e que ainda não foram visitadas por você.

  • Avisos:  têm a mesma função das notícias, porém são mensagens destinadas a uma turma específica.


  • Referências: indicações bibliográficas da turma, desde um livro ou um texto recomendado pelo professor até um conteúdo ou link disponível na Internet.


  • Bate-papo: permite a conversa com os seus colegas de turma sincronamente, isto é, em tempo real.


  • O Diário de Bordo: permite o registro, alteração e pesquisa de suas anotações pessoais.


  • Fórum: Possibilita a discussão de tópicos específicos pré-estabelecidos pelo professor-mediador da disciplina.

  • Biblioteca: O espaço da biblioteca está reservado aos alunos e aos mediadores para publicação e leitura de materiais de interesse da turma.



A comer en Brasil

La comida de Río tiene sus raíces indígenas y aportaciones de la metropolí y lo traído por los esclavos africanos.

Hay variedad de productos por la cercanía del mar, de las montañas y de la selva.

Los platos no se dividen en primero, segundo y postre, se pone un único plato (prato feito / plato combinado) con todo lo que se comerá y después el postre.


En ese plato no puede faltar el arroz y los frijoles (feijão) con carnes y embutidos.

La feijoada es el plato más tipico con arroz, frijoles, carne seca de cerdo, frutas y farofa (harina de mandioca tostada y aliñada).

También es muy común las carnes a la brasa que se distinguen las que echamos a nuestras barbacoas por los cortes. Podemos comer en los sitios tipo rodizio, que hay algunos en España, donde se come en plan buffet libre o en los locales de "comida a kilo", donde te pones lo que quieras y pagas por peso que también están apareciendo en Madrid.

Carne a la brasa

 
Más carne: Filé à Osvaldo Aranha, compuesto por un filete con yuca, arroz blanco y ajo frito.


El pescado es menos común pero de Atlántico tienen pargo o dorado y mariscos. Precisamente de marisco variados (langosta, langostino...) se hace la sopa Leão Veloso. El caldo se hace de cabezas de camarones y otros pescados y el sofrito lleva tomate, cebolla y azafrán. 


Y otro ejemplo de marisco es la casquinha de siri que es la carne del cangrejo troceada servida en el caparazón con salsa verde.

Y para beber zumos de frutas tropiales de las casas de zumos o el agua de coco, que es la que más abunda,  también se toma mate y açaí (fruta amazónica que se suele servir con granola) helado y guaraná (con o sin burbujas).
 
 
Puedes probar además queso coalho (a la brasa), la tapioca (crep relleno), el salchichao rebozado con farofa, acarajé que son buñuelos hechos con alubias negras y rellenos de vatapá (salsa hecha con harina, cacahuete, jengibre, pimienta, aceite de palma, cebolla y leche de coco).

Con estas comidas no tuve ningún problema y no pasas hambre, todo está buenísimo menos el coco.  Imposible probar el agua de coco. Y si no te gusta nada la comida típica de un país siempre puedes recurrir a la multitud de restaurantes de comida internacional (hamburguesa, pizza...), aunque es una pena porque te pierdes parte de la cultura.